Não dê Mel ao Seu Filho Menor de 1 Ano de Idade!

Oi, Mamães! 😃

Apesar de ser uma recomendação do Ministério da Saúde, muitas mães não sabem que o mel é contraindicado em bebês abaixo de 1 ano pelo risco de causar Botulismo Infantil ou Botulismo do lactente, doença rara e letal.

Independente da marca ou procedência, a ANVISA assegura que esporos do Clostridium botulinum (bactéria causadora da doença), podem estar presentes no mel, se multiplicar dentro do intestino e liberar toxinas.

Os principais sintomas são, constipação, fraqueza, dificuldade de sucção e deglutição, baba excessiva, paralisia, pálpebras caídas, além de cansaço e choro fraco.
O maior risco é para bebês até 6 meses, contudo o ministério da saúde proíbe o mel para todas as crianças até 1 ano de idade.

Portanto, CUIDADO!
Muitos pais têm o hábito cultural de oferecer os famosos “lambedores” como expectorantes naturais e até de adoçar sucos de crianças com mel, achando que estão fazendo um “Bom Negócio”, em detrimento do açúcar refinado (outro vilão da nutrição infantil), mas na verdade, podem estar expondo os

bebês a um risco até maior!

Como já falei anteriormente, o suco deve ser oferecido, desde cedo, natural sem açúcar, ou o que é ainda melhor: a ingestão da própria fruta.

Entretanto, se você não sabia dessa informação e já ofereceu mel ao seu bebê, fique tranquila, pois os sintomas do Botulismo aparecem entre 8 e 36 horas após a ingestão dos esporos.
Caso você tenha oferecido mel a pouco tempo, mantenha seu filho sob vigilância e a qualquer sintoma, procure um pronto-socorro!

Gostaram da dica?

Parece simples, mas pode salvar uma vida!
Espero que tenham gostado.

Beijos e até a próxima! 😘🙋

mamaeenfa

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!