Seu Bebê Está Pronto para Alimentos Sólidos?

Oi, Mamães! 😃

A Organização Mundial da Saúde recomenda a introdução de alimentos complementares a partir dos 6 meses de vida, idade em que o o bebê encontra-se com o intestino maduro para digerir outros tipos de alimentos e também necessita de outras fontes de ferro que, somente, o leite materno não é mais capaz de suprir.

Contudo, inerente a essa recomendação, o próprio bebê dá sinais de quando está preparado para essa introdução alimentar.

O primeiro sinal é demonstrar interesse pelo seu alimento. Aquele famoso “tomar gosto” pela sua comida. O bebê olha para alguém que está comendo e parece estar mastigando junto. Sem falar naquelas vezes em que ele mete a mão no prato alheio.. 😂😂😂

Além disso, para receber alimentos sólidos, o bebê deve estar com a cabecinha erguida e se manter sentado com apoio, condição alcançada entre 4 e 6 meses.

Outro sinal de que o bebê está pronto para comer é já ter atingido o dobro do peso com que nasceu e ter perdido (ou estar perdendo) aquele reflexo de colocar a língua para fora sempre que algo é introduzido na sua boca. Esse reflexo evita que os bebês se engasguem e desaparecem por volta dos 6 meses.

Inclusive, muitas mães de primeira viagem se desesperam por acharem que seus bebês não gostam de nenhum alimento, em virtude desse reflexo. Pois ele dá a impressão de que o bebê bota a papinha mais a para fora do que para dentro, como se ele não estivesse aceitando.

É isso..
E você, mamãe? Está nessa fase de introduzir alimentos complementares? Qual tem sido o seu maior desafio? Conta pra gente…

Ainda vamos falar muito sobre isso!
Esse tema é delicioso e infinito…

Beijos e até a próxima!

mamaeenfa

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!